• gigatron

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO?



O que é um sistema de gestão e para que serve e como posso usar na minha empresa? Essas e muitas outras perguntas são respondidas aqui quando o assunto se trata de gestão.

Um sistema de gestão consiste em um programa de gerenciamento de tarefas dentro de uma empresa. Utilizando um software de gestão, é possível automatizar a operação e reduzir o tempo investido em tarefas simples, dessa forma, o coordenador do negócio terá maior disponibilidade para dedicar-se à parte estratégica da empresa, expandindo seu negócio e consequentemente aumentando as vendas.

  • QUAIS OS TIPOS DE SISTEMA DE GESTÃO?

Existem dois tipos de sistemas de gestão de negócios: ERP e CRM. ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, cujo significado é Planejamento de Recursos da Empresa. É o programa que tem a função de acompanhar e controlar os recursos financeiros e fiscais do seu negócio. Também agrega informações sobre receita, despesas, dados dos colaboradores, controle de estoque, dados de vendas e vários outros recursos essenciais para o bom andamento da sua empresa. O CRM, sigla de Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta que permite a gestão dos contatos que a empresa estabelece com seus leads, com o objetivo de transformá-los em clientes e conseguir fidelizá-los. Foi criado para automatizar os dados de clientes que antes eram catalogados em planilhas no excel ou até em papéis. Dessa forma, essas informações ficam armazenadas de maneira mais segura e eficiente, trazendo uma maior credibilidade para sua marca.

  • SISTEMAS DE GESTÃO POR SEGMENTO

Existem também os chamados sistemas de gestão por segmento. Por exemplo, se a empresa for no ramo alimentício, o sistema trará conteúdos de mesa aberta, cardápio digital, PDV para garçons e outros módulos voltados para determinada área de atuação.



POR QUE MINHA EMPRESA PRECISA DE UM SISTEMA DE GESTÃO? Liderar uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil, isso porque todos os anos diversas empresas optam por fechar as portas, por não ter soluções suficientes para resolução dos problemas da instituição. Se você batalha todos os dias para que seu negócio siga funcionando, vendendo e crescendo, enfrentando as adversidades na sua rotina e lidando com diversos processos complexos, esse artigo é para você. Com o aumento da demanda, um sistema integrado de gestão é necessário pois permite que o trabalho seja conduzido da melhor forma possível, trazendo eficiência aos processos. No dia a dia de um negócio, é importante reduzir procedimentos que gastem muito tempo, além de minimizar erros e integrar informações entre os principais setores da empresa, fazendo com que todos os colaboradores envolvidos possam analisar os dados em um único sistema, evitando divergências de informações. VANTAGENS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE EMPRESA

  • Maior lucratividade: por automatizar atividades que antes eram realizadas manualmente ou que demoravam para serem finalizadas, a empresa pode focar em outras áreas e no próprio cliente. Com isso, aumentará o lucro da empresa através de planos de negócios bem elaborados.

  • Impacto ambiental: Utilizando um sistema de gestão, sua empresa estará manipulando corretamente os recursos, sem prejudicar o meio ambiente.

  • Redução de custos: Com o sistema ERP, sua empresa vai ter total controle de estoque, como entrada e saída, estoque mínimo e também relatórios eficientes de vendas e setor financeiro, o que irá contribuir para a eliminação de gastos desnecessários com compras excessivas e falta de estoque, para que sua empresa não perca nenhuma venda e esteja sempre bem estruturada.

  • Segurança: Um software de gestão possibilita também maior segurança das informações e gerenciamento à distância, o que gera maior conforto para os clientes é o aumento da produtividade entre os colaboradores. Isso tudo será traduzido em um número maior de vendas.

7 visualizações